top of page

AMIGOS EXTRA- TERRESTRES- PARTE 2- 29 de Jan.

Atualizado: 30 de jul. de 2023

__ Eles se baseavam em fases lunares também, né?

__ Sim. E no ciclo de Vênus, com 584 dias, além de outros ciclos menos importantes, para completar sua compreensão da passagem de tempo. Mas foi com a contagem longa que eles conseguiram datar seus monumentos, estrelas e pirâmides, o que permite aos arqueólogos, hoje, resgatar um pouco da história desse povo, que no nosso planeta tem um acervo bem grande, de manuscritos traduzidos para as 12 línguas mais faladas: Portuguesa, inglesa, francesa, espanhola, italiana, mandarim, turca, grega, hebraica ,búlgara, escocesa e tcheca, por causa dos países visitados pelos nossos ancestrais ,há mais de 6.000 anos. Por isso as histórias sobre os faraós são as primeiras aprofundadas no Ensino Fundamental e Médio, nas escolas de Água.

__ São quantos arquipélagos?

__ 640 mil, com 1500 ilhas em cada! Mas obviamente, apenas 16% delas são habitadas, pra demorarem seis ciclos de 100 mil anos, para as populações ocuparem 96%, já que os últimos 4% não podem serem habitadas, por causa do problema tão conhecido pelos americanos: Tornados e furacões, devastando tudo o que estiver no caminho! As reconstruções seriam bilionárias e nenhum imperador se mostrou disposto a arcar com os gastos sabendo que no próximo ano seria o mesmo cenário desolador! Os tornados acontecem quando uma coluna de ar que gira muito rápido, liga-se, ao mesmo tempo, a uma nuvem de chuva e ao solo. Em forma de um funil e espiral de vento, esse fenômeno é bem menor que os furacões, com extensões de aproximadamente 100 metros.

Por serem de formação e duração rápida, os tornados são menos previsíveis que os furacões e, por isso, também causam desastres. Eles são classificados de acordo com a escala Fujita, que varia de zero a cinco, porém a maioria dos tornados que atingem o solo americano, é identificado, segundo essa escala, como F0 ou F1, ou seja, com fraco poder de destruição. Entretanto, tornados extremamente destrutivos também atingem os Estados Unidos. Pesquisadores do NOAA concluíram que os tornados desse tipo são formados a partir de super células, tipos de tempestade de trovões que se movem em círculos.

__ Qual a época dos tornados nos Estados Unidos?

__ De acordo com a climatologia, eles ocorrem entre Abril e Junho. Estatisticamente, a maioria dos tornados americanos produz-se no Texas. Pelo critério da superfície terrestre atingida, é a Florida que tem o mais forte índice de episódios de tornados, mas a maior parte destes são fracos e não produzem super células tempestivas. Segundo a Agência Oceânica e Atmosférica Americana (NOAA) e o Serviço Meteorológico Nacional, responsáveis por medir a intensidade, monitorar e emitir os alertas à população sobre as tempestades, são cerca de 1.200 tornados por ano!

__ Nossa!

Franziu a testa e perguntou: __ Quantos anos já se passaram em Água?

__ 32,4% do primeiro ciclo, estabelecido pelo Conselho de Inteligência Artificial, que calculou o tempo que levaria para a nossa raça sofrer duras décadas de escassez de alimentos e Oxigênio, pelo desmatamento para as moradias, agricultura, criações e medicina. Não imagina como sofremos com as constantes notícias, sobre os desmatamentos no seu país, num ritmo acelerado e sem controle ambiental, pela ganância dos traficantes de madeiras nobres!

__ Seria preciso um grupo de alienígenas para declarar guerra a eles e acabarem de vez com essa triste realidade!

__ Sim. No momento certo isso vai acontecer.

__ Tomara que chegue logo!

Foi até o sofá, virou-se, sentou-se e perguntou: __ Como são as casas em Água?

Ele foi até a poltrona, virou-se, sentou-se e respondeu: __ As paredes laterais e frontais são de vidro à prova de som ,para ninguém ouvir o barulho das máquinas perfuradoras de petróleo para fabricação da gasolina e derivados (como plásticos, borrachas sintéticas, tintas, solventes, cosméticos, entre outros), o barulho dos trens de cargas e passageiros trabalhadores e turistas, das máquinas agrícolas e de aberturas de lotes, dos caminhões que carregam as terras tiradas por elas e materiais para as construções, o barulho das fábricas deles (cimentos, tijolos ecológicos, blocos, telhas, etc), dos ônibus escolares e dos caminhões e carretas, que transportam os mantimentos. À noite, os urros dos macacos e gorilas, seriam perturbadores! Sem falar nos ataques dos felinos aos animais menores, que fazem parte da cadeia alimentar, como no seu planeta. Mas felizmente, não era possível ver "essas mortes cruéis", por causa dos muros verdes construídos pelos primeiros habitantes, pensando nos futuros filhos! As plantas conseguem reter grande quantidade de poeira e fuligens que ficam suspensas na atmosfera, além de atraírem as abelhas, muito importantes no processo de polinização, já que 90% das flores presentes nas florestas do mundo, dependem dela para se reproduzirem. São verdadeiras “cupidas” que transportam o pólen (fonte de proteína) entre as plantas garantindo a variação genética e o equilíbrio dos ecossistemas.

__ E as telhas são ecologicamente corretas?

__ Sim: Elas são fabricadas a partir de resíduos de fibras naturais, como madeira e coco, ou com o reaproveitamento de fibras de materiais reciclados, como papel e garrafa PET. É um material ecologicamente correto, pois estimula a reciclagem ao reutilizar como matéria-prima elementos que seriam descartados. Uma boa forma de proteger sua construção e o meio ambiente.

__ Quais são os tipos de telhas?

__ Telha ecológica de fibra vegetal: esse tipo é fabricado com fibras de madeiras como eucalipto ou pinho, ou com fibras naturais de sisal, coco e bananeira. Podem ser encontradas em diversas cores e utilizadas para a cobertura de casas, edifícios comerciais e galpões.

  • Telha ecológica de garrafa pet: é feita com garrafas PET recicladas que são separadas de acordo com a cor do plástico. Assim, pode ter a aparência translúcida ou colorida. É produzida em formato colonial, como as tradicionais telhas de cerâmica.

  • Telha ecológica de tetra pak: reutiliza em sua fabricação embalagens longa-vida, como caixas de leite. O alumínio e o plástico das caixinhas são totalmente reaproveitados na sua composição. É normalmente comercializada no tamanho padrão de 2,20 x 0,92 m, mas pode ser facilmente cortada.

  • Telha ecológica de papelão: esse tipo é produzido com papel reciclado, que é dissolvido para a extração da fibra de celulose e depois, misturado ao betume asfáltico, que garante a resistência à telha. Pode ter coloração e tamanhos variados. Todos esses tipos de telha trazem em comum o fato de usarem matéria-prima ecológica em sua produção. Dessa forma, evitam que toneladas de materiais sejam descartados em lixões e aterros sanitários, contribuindo para a preservação de recursos do meio ambiente.

__ Que bom! Quais são as vantagens e desvantagens?

__ Leveza: é uma telha mais leve quando comparada com modelos tradicionais, como a cerâmica ou fibrocimento. Com a sua utilização é possível reduzir a quantidade de madeira ou outra estrutura utilizada para a cobertura, o que pode gerar uma boa economia no custo total da obra.

  • Isolamento térmico: apesar de apresentar diferenças entre os materiais, em geral, a telha ecológica se apresenta com proteção contra raios UV e baixa transmissão de calor, o que ajuda a reduzir a temperatura do ambiente interno.

  • Isolamento acústico: também não propaga sons e evita a passagem de ruídos externos pela cobertura.

  • Durabilidade: possui alta durabilidade, com uma longa vida útil. Além disso, não quebra, não trinca e é resistente a chuvas de granizo.

  • Imune a mofo e fungos: diferente de outros tipos de telhas, não acumula mofo, nem fungos, o que facilita a limpeza e a manutenção do telhado.

  • Não tóxica: todos os tipos de telha ecológica são produzidos com materiais atóxicos e não apresentam risco aos ocupantes, ao contrário das telhas de amianto, que podem causar sérios problemas de saúde. Embora apresentem diversos benefícios e vantagens, as telhas ecológicas também possuem algumas desvantagens. É sempre recomendável pesquisar, analisar e buscar orientações com profissionais e fabricantes.

__ E as desvantagens?

__ Instalação: sua instalação deve ser feita por profissionais especializados seguindo sempre o manual do fabricante.

  • Inclinação: a inclinação do telhado deve acompanhar as recomendações mínimas e máximas para cada formato de telha. Em geral, o recomendado é de 15%.

  • De olho na qualidade: é necessário estar atento na hora de adquirir esse material, pois é importante se assegurar de sua qualidade e garantia de durabilidade junto ao fabricante. Apesar de possuir algumas desvantagens e ser feita com materiais recicláveis, a telha ecológica se apresenta como um produto eficiente tanto quanto outros tipos de telhas e pode ser uma ótima opção para sua obra, além, é claro, de contribuir para a redução de danos ao meio ambiente.

__ Também usam a energia solar em todas as casas?

__ Claro. Os módulos fotovoltaicos captam a luz do sol e produzem a energia. Essa é transportado até o inversor solar que irá converter a energia gerada pelo sistema para as características da rede elétrica. A energia é gerada graças ao efeito fotovoltaico. A luz do sol é captada durante o dia pelos painéis solares, conhecidos também como módulos fotovoltaicos, e transformada em energia. Para uma melhor eficiência na conversão da radiação solar em energia elétrica, é fundamental que a radiação solar incida diretamente nas células fotovoltaicas. Portanto, quanto maior a incidência de luz direta no painel solar, maior será a produção de energia.

A explicação é que as células fotovoltaicas são completamente dependentes dos fótons, as partículas de luz que penetram em seu interior.

Portanto, o segredo para um bom rendimento do gerador é posicionar as placas solares para que essas recebam os raios solares o dia todo, sem que haja áreas de sombra. Com isso, haverá uma liberação ininterrupta de corrente elétrica que será capturada pelos filamentos condutores dos painéis fotovoltaicos. Depois de enviada para o inversor interativo, a corrente contínua será transformada em alternada já que é esse tipo de corrente que é usada em residências e empresas. Lembrando que para ser usada na rede elétrica local, a energia solar passa pelo inversor solar, dispositivo que converte e fornece as características necessárias para seu uso. Em resumo, a energia produzida pelo módulo fotovoltaico é do tipo corrente contínua (CC) do inglês Direct Current, cuja principal característica é que quando percorrida em um circuito não muda seu sentido de circulação. Portanto, para ser usada é preciso convertê-la para corrente alternada (CA), ou seja, seu sentido de circulação é alterado dentro do circuito. A corrente alternada mais conhecida é a onda senoidal. Uma de suas variáveis mais relevantes é a frequência. Aqui no Brasil, a mais usada para os circuitos de corrente alternada é de 60 Hz. O que isso significa? Que a cada 1 segundo a onda completa 60 ciclos, com períodos de 16,67 milissegundos, cada. A energia, após a conversão, pode ser utilizada para ligar qualquer aparelho, como televisores, máquinas de lavar, secar, secadores, resultando em um menor consumo da energia da rede elétrica. Quando você não usar toda a energia produzida, a sobra é revertida em créditos energéticos. Um ponto importante sobre os inversores é que eles asseguram a segurança do sistema fotovoltaico e produz informações sobre a produção de energia. Esses dados contribuem para monitorar a produtividade do gerador. Lembrando que a qualidade do equipamento impacta na onda senoidal, quanto melhor o dispositivo, mais próximo a onda senoidal ocorrerá a transformação. Quando a qualidade do inversor deixa a desejar, a energia elétrica é fornecida ao circuito em ondas quadradas. Isso reduz a eficiência do gerador fotovoltaico e acaba por poluir a rede de distribuição da concessionária na inserção da energia solar excedente produzida.

__ Há produção de energia sem Sol?

__ O gerador solar fotovoltaico produz energia, mesmo nos dias nublados. A única diferença é que a geração será menor quando comparada aos dias de céu limpo.

__ A energia solar funciona à noite?

__ Depois que o sol se põe, a geração da energia fotovoltaica cessa. Mas, quando o sistema solar fotovoltaico está ligado à rede de energia elétrica (On-Grid) é possível usar a energia produzida durante o dia. E isso também é útil para se livrar da compra de baterias para guardar a energia gerada, cujo valor é altíssimo.

__ Que bom!

Franziu a testa e perguntou: __Quantos anos vocês vivem?

__ 1.500,por causa do estranho processo de troca de peles, a cada 50 anos: Sofremos uma Catalepsia e acordamos com o rosto e o corpo de 15 anos ,para renovação dos hormônios reprodutivos para termos mais 10 filhos, com a segunda esposa!

Ele arregalou os olhos e perguntou: __ Dez?!

__ Sim. Mas 7 são gerados artificialmente, por presidiárias para anulação da condenação superior à 5 anos, e nenhuma são proibidas de visitarem-nos diariamente, para manterem o laço afetivo deles com elas.

__ Que bom!

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)!

©2020 por HISTÓRIAS FICTÍCIAS. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page