ANEXO: CAMPO LIMPO PAULISTA
- wanderleyramos27
- 20 de set. de 2021
- 3 min de leitura
Campo Limpo Paulista é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se à 40,89 km da capital paulista (em linha reta), mas de condução, é 59 km. A cidade tem uma área territorial de 80,048 km2 (quilômetros quadrados) e sua população foi estimada em 84.650 habitantes, conforme dados do IBGE de 2.019.
Integra a Aglomeração Urbana de Jundiaí e é formado pelo distrito sede e o distrito de Botujuru.
Foi fundada em 21 de Março de 1.963, inicialmente era fazenda integrante de Jundiaí, suas terras eram então latifúndio cafeeiro. O surgimento da primeira rua, a Avenida Alfried Krupp, se deu com o alojamento dos ferroviários construtores da via Jundiaí - Santos. As terras eram pertencentes durante o século passado ao Barão de Jundiaí, passando depois à família Pereira Pinto e uma parte menor a família Rebolho até sua emancipação, em 1963. Depois dessa data, a família contratou procuradores e as terras ganharam administradores locais. O mais famoso foi João Zeferino e ainda hoje seus netos vivem na região, entre eles o ilustrador, publicitário e designer Luiz Carlos Zeferino e Antonio Rebolho Nunes Jr. que dá nome às ruas na região e em Cajamar (Metalúrgica Brasforja.
Plebiscito e emancipação
Os poucos moradores do então bairro de Jundiaí, Campo Limpo, estavam descontentes com a administração central de Jundiaí, pois consideravam que a administração não dava atenção ao bairro distante e abandonado, dando início, assim, ao movimento de emancipação de Campo Limpo. O movimento ganhou força com a venda da Metalúrgica Krupp, que foi inaugurada em 1961 e contou com a presença do governador Carvalho Pinto e do presidente Jânio Quadro. A Metalúrgica era o que faltava para a emancipação político- administrativa. A cidade tornou-se município independente pela lei estadual nº 8.092.
Toponímia
O nome Campo Limpo surgiu pelo fato de que os moradores do bairro encontraram um enorme campo limpo no local. Com a emancipação, Campo Limpo, teve sua denominação alterada para Campo Limpo Paulista, pela Lei Estadual nº 9.842, de 19 de Setembro de 1967. O Paulista adicionado ao nome, foi dado para não se confundir com o bairro de mesmo nome em São Paulo, Campo Lindo.
Primeira legislatura
A primeira legislatura do município foi em 7 de Março de 1965, e teve como prefeito Adherbal da Costa Moreira. A posse foi no dia 27 de Março do mesmo ano, tomou posse também o vice-prefeito Joaquim Tavares da Silva.
Esportes
Campo Limpo Paulista possui um estádio de futebol chamado Estádio Aldevio Barbosa de Lemos, onde é disputado os campeonatos de futebol da cidade. A Secretaria municipal de Esportes, oferece escolinhas de atletismo, basquete, capoeira, damas, futebol de campo, futebol de salão, handebol, judô, jiu-jitsu, natação, vôlei, xadrez e ginástica rítmica.
Futebol
A cidade possui diversos campeonatos de futebol promovidos pela Secretaria de Esportes:
1 - Campeonato Amador - 1ª divisão
2 - Campeonato Amador - 2ª divisão
3 - Campeonato Amador - 3ª divisão
4 - Campeonato Mega Máster de Futebol
5 - Campeonato Mega Máster de Futebol
6 - Campeonato Super Máster de Futebol
Além de campeonatos dos bairros, realizados pelas S.A.B.'s:
1 - Copa Botujuru de Futebol
2 - Copa Botujuru de Futsal
3 - Copa Pau Arcado de Futebol
4- Copa São José de Futsal
5 - Copa São José de Futsal - SUB-19
Futsal
No Futsal, Campo Limpo Paulista disputa a sub-17 do Campeonato Paulista de Futsal. A equipe vem se destacando na Copa TV Tem de Futsal, onde foi vice-campeã do torneio em 2012.
Comentários