top of page

ANEXO DA HISTÓRIA FICTÍCIA: COMO ESCOLHER UM BOM VINHO - PARTE 2

O primeiro passo ao entrar em um estabelecimento comercial para escolher um vinho você já sabe: Identificar como o local organiza as bebidas. Mas, depois disso, ainda há um grande trabalho pela frente para identificar um bom vinho e não errar na escolha!

Há alguns aspectos importantes que você deve levar em conta na hora que se deparar com a prateleira cheia de vinhos. Vamos a eles!

Região de origem do vinho

Cada região possui um clima e um tipo de solo diferente e, por isso, produz vinhos diferentes de determinada uva.

No caso das uvas Malbec, por exemplo, os argentinos são os produtores mais conhecidos. Mas eles também produzem bons vinhos com as uvas Cabernet Sauvignon, Syrah e Bonarda. Já o Chile é um dos principais produtores de vinhos com a uva Caménère. Além delas, os produtores chilenos fabricam bons vinhos com as uvas Cabernet Sauvingnon e Syrah. A uva branca Sauvingnon Blanc também tem se adaptado bem às terras chilenas.

A uva Tannat adaptou-se ao clima uruguaio e passou a ser o tipo de uva mais utilizado para a produção de vinhos no país. Além delas, o Uruguai produz bons vinhos com as uvas Chardonnay e Syrah.

As terras brasileiras foram bem- sucedidas para o cultivo das uvas. Já o Sul tem produzido excelentes vinhos com as uvas Cabernet Sauvingnon, Chardonnay e Merlot. Além dos espumantes elaborados com Chardonnay e Pinot Noir.

Os terroirs franceses produzem vinhos apreciados pelo mundo todo. É o caso dos rótulos produzidos com as uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc. Já na região da Borbonha, o forte são as uvas Chardonnay e Pinot Noir.

Itália: Dona da maior diversidade de vinhos, escolher um vinho italiano não é tão simples. É preciso saber um pouco de geografia, mas a dica é: Ao noroeste - Piemonte, Alba, Asti - são mais conhecidos pela uva Nebbiolo e Barbera. É do Piemonte que vem os famosos Barolos e Barbarescos. Se o nome da uva vem junto com o da região, significa que é de um cultivo muito meticuloso e controlado. Os Chiantis, feitos entre Florença e Viena também são uma escolha elegante que agrada a muitos paladares. Montalcino na Toscana por sua vez é a terra dos Brunellos, que historicamente é conhecido como o vinho dos heróis, um notável exemplar italiano.

Espanha: a maior parte das uvas plantadas na Espanha é branca, como as Verdejo, Viura e Sauvignon Blanc. Mas os vinhos mais conhecidos e adorados são os tintos. O destaque vai para a uva Temprranillo, muito cultivada no centro e no norte da Espanha.

Portugal: Portugal é conhecido como o país de uvas autóctones, ou seja, uvas próprias da região. Isso faz com que os vinhos portugueses sejam únicos. As uvas mais tradicionais são Albariño, Baga, Touriga Nacional e Tinta Roriz.

As regiões mais conhecidas como produtoras de vinhos, geralmente possuem um órgão que fiscaliza a produção. Tal órgão exige o cumprimento de regras bastante rígidas e os produtores que as seguem têm o direito de estampar a informação no rótulo. É uma espécie de selo de qualidade do produto, que também é comum em queijos _ ótimos companheiros de vinhos!

Respeitar as regras dos órgãos regionais fiscalizadores também é um indicativo de que o vinho pode ser de boa qualidade. São muitas siglas, mas pode ter certeza que os vinhos que as carregam no rótulo são produzidos com um rígido controle de qualidade. Além disso, você não precisa decorar uma por uma. Basta checar no rótulo se existe algum indicativo de controle na produção.

O teor alcoólico vem informado no rótulo das bebidas _ algumas vezes na parte da frente, outras na parte de trás.

No caso dos vinhos, a graduação alcoólica varia entre 8 e 14 GL e é informada em forma de porcentagem. A porcentagem presente no rótulo indica a quantidade de álcool em 100 litros de vinho.

O básico é saber que quanto maior o teor alcoólico do vinho, mais encorpado ele será, ou seja, mais forte será seu sabor. Já os vinhos com uma porcentagem de álcool mais baixa são mais leves e menos encorpados.

Espero que essas dicas tenham ajudado!

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)!

©2020 por HISTÓRIAS FICTÍCIAS. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page