ANEXO DA HISTÓRIA FICTÍCIA REENCARNAÇÃO: SÃO COSME E DAMIÃO - 04 DE JULHO
- wanderleyramos27
- 4 de jul. de 2021
- 3 min de leitura
Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio, sua mãe se chamava Teodata, e também é venerada como santa pelos ortodoxos. O nome do pai deles não é citado na biografia, mas sabe-se que ele foi mártir durante a perseguição dos cristãos na era de Diocleciano. Seus três irmãos, Antimo, Leôncio e Euprepio também morreram como mártires com eles. A execução ocorreu em 27/09 (Setembro), provavelmente entre 287 e 303 d.C. (depois de Cristo). Mais tarde, surgiu uma série de relatos fabulosos sobre os gêmeos ligadas em parte às suas relíquias. Os restos mortais dos mártires estavam enterrados na cidade de Ciro, na Síria; o imperador Justiniano I (Primeiro), que viveu entre 527 e 565, suntuosamente restaurou a cidade em sua honra, depois de ter sido curado de uma doença perigosa por intercessão de Cosme e Damião. Ele reconstituiu e decorou a igreja dos mártires em Constantinopla, que veio a se tornar um lugar famoso de peregrinação. Em Roma, o Papa Félix IV (526 - 530) edificou uma igreja em sua honra. A igreja grega celebra a festa dos santos (Cosme e Damião) em 1º de Julho, 17/10 e 1º de Novembro, e venera três pares de santos com o mesmo nome e profissão. Cosme e Damião são os patronos dos médicos e cirurgiões e por vezes são representados por emblemas médicos. Eles são invocados no Cânon da Missa e na Ladainha de Todos os Santos.
A Igreja Católica Apostólica Romana, desde tempos imemoráveis até o Calendário Romano de 1962, que vigorou até 1969, celebrava a festa de santos Cosme e Damião no dia 27 de Setembro. Porém, em 1969, com a reforma litúrgica, o Calendário Romano passou a comemora-los no dia 26, pois, considerada a importância de São Vicente de Paulo, também celebrado dia 27, preferiram não pôr as duas Memórias na mesma data. São Vicente ficou com o dia 27, já que era a data sabida de sua morte; já Santos Cosme e Damião, como não se sabe a data de morte deles, tiveram sua Memória movida para o dia 26 de Setembro. Ainda assim, católicos tradicionais, devotos mais antigos e as religiões afro-brasileiras que também os cultuam, como Candomblé e a Umbanda, continuam a comemora-los no dia 27. Apesar da mudança na Igreja Católica, ao menos no Brasil, por conta da tradição, populares continuam fazendo comemorações no dia 27 de Setembro.
Cosme e Damião também são celebrados pela Igreja Ortodoxa, mas há três pares de santos Cosme e Damião celebrados por essa Igreja. O mais comumente associado a santos Cosme e Damião médicos na Síria é celebrado em 1º de Novembro, como Santos Cosme e Damião da Ásia Menor. Mas há uma celebração em 17 de Outubro, de Santos Cosme e Damião da Cilícia, e outra em 1º de Julho, de Santos Cosme e Damião de Roma. Os três pares são da classe dos santos anárgiros, isto é, "desapegados do dinheiro", o que faz com que se pense que os três se referem ao mesmo par.
São considerados no Brasil os Santos padroeiros dos Farmacêuticos e Médicos. A bonita história de São Cosme e Damião, que por sua vez é marcada por visões diferentes, dependendo da crença de cada religião, demonstra a complementaridade e interdependência que as profissões irmãs, a medicina e a farmácia, possuem. Talvez o sucesso atribuído às curas milagrosas dos irmãos gêmeos, na idade média, nada mais fosse do que a antecipação da divisão do trabalho, ocorrida apenas no século XIII (13), onde a farmácia foi separada oficialmente da medicina e considerada uma profiss
Comentários