Anexo da primeira parte da história fictícia "Amigo bruxo"- Parte 2
- wanderleyramos27
- 6 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de mai. de 2021
Após a famosa Batalha de Cadexe (contra o Egito de Ramessés II), essa confederação rompeu sua aliança com os hititas, o que provocou, em 1 230 a.C., uma campanha punitiva do rei Tudália IV (r. 1240–1210 a.C.). Mas sob o reinado de Arnuanda III (r. 1210–1205 a.C.) os Hititas foram forçados a abandonar as terras que controlavam na costa do Egeu, abrindo espaço para possíveis invasores d'além-mar. Nesse caso, a Guerra de Troia teria sido o ataque de Aiaua (Acaia) contra a cidade de Uilussa (Ílio) e seus aliados da Confederação de Assua.
Os trabalhos dos historiadores Moses Finley e Milman Parry procuraram associar a Guerra de Troia a um amplo fluxo migratório micênico, decorrente da invasão dos dórios no Peloponeso. Poderia também haver uma correlação com o ataque ao Egito pelos "povos do mar", nos tempos do faraó Ramessés III.
Mas os céticos quanto à veracidade da guerra glorificada por Homero apoiam-se na ausência de qualquer registro hitita de uma invasão da Anatólia (onde se localizava Troia) por povos vindos do mar.
Em resumo, embora Schliemann tenha encontrado as ruínas da cidade de Troia (aliás, várias cidades, uma sobre a outra) no sítio mencionado por Homero, a questão da historicidade da guerra continua dividindo a opinião dos estudiosos.
A arqueologia ainda não encontrou um modo seguro de escavar Troia sem danificar as diversas camadas de cidades assentadas no parque arqueólogo. A maioria dos vestígios é da cidadela romana. Mas os trabalhos prosseguem . Os vestígios das construções de Troia são numerados de acordo com a "camada arqueológica" e ficam protegidos das intempéries por toldos. Andando em silêncio pelas trilhas do parque,são as palavras mágicas de Homero que reconstroem as imagens do mito e da história.
Lá adiante está o mar,de onde chegaram os atreus "no "côncavo de suas negras naus". Lá estão as areias que receberam corpo mutilado de Heitor. São as palavras que reerguem as muralhas e reeditam o assédio,que repovoam esse campo onde "muitas almas de heróis desceram à casa de Hades".
Como chegar às ruínas de Troia
O Sítio Arqueológico de Troia fica 30 quilômetros ao Sul da cidade de Çanakkale,na Anatólia,na margem asiática do Estreito de Dardanelos,na Turquia.
De Istambul à Troia são 346 Km por uma estrada muito bem conservada.
A maioria das agências de turismo de Istambul vende excursões para Troia,que podem ser combinadas com visitas a outras atrações,como Galípoli e as praias da região de Kusadasi. Há pacotes com uma ou mais pernoites.
Troia era uma cidade murada com torres fortificadas chegando a 9 metros de altura;a fundação de uma das torres media 18 metros quadrados;Manfred Korfmann,quem escavou o sítio na década de 1980,estimou a área de Troia VII (7) em 200 mil metros quadrados (50 acres),ou mais,e colocou sua população estimada em 5 mil a 10 mil habitantes.
Comentários