top of page

ANEXO: LEOPOLD RITTER VON SACHER - MASOCH

Von Sacher -Masoch nasceu na cidade de Lemberg (atualmente Leópolis, Ucrânia), a capital do Reino da Galícia e Lodoméria, na época uma província do Império Austríaco, em uma família católica romana, filho de um funcionário público austríaco, Leopold Johann Nepomuk Ritter von Sacher, e de Charlotte von Masoch, uma nobre ucraniana. O pai mais tarde combinou seu sobrenome com o de sua esposa, 'von Masoch', à pedido da família dela (ela era a última representante da família). Von Sacher serviu como Comissário das Forças Policiais Imperiais em Lemberg, e recebeu reconhecimento na forma de um novo título de nobreza como Sacher - Masoch, concedido pelo Imperador Austríaco.

Contador de histórias galiciano

Leopold estudou direito, história e matemática na Universidade de Graz, e depois da graduação retornou para Lembert, onde se tornou professor. Suas primeiras publicações de não ficção tratavam da história da Áustria, em grande parte. Ao mesmo tempo, Masoch voltou-se ao estudo da cultura e folclore da Galícia. Em pouco tempo ele abandonou as aulas e tornou-se um intelectual. Em uma década, suas histórias curtas e novelas ganharam mais destaque que seus trabalhos de não ficção, apesar dos temas históricos continuarem a preencher sua ficção.

As ideias pan - eslavistas eram prevalentes na obra literária de Masoch, e ele tinha particular interesse em descrever tipos pitorescos dentre as diversas etnias que habitavam a Galícia. Entre os anos 1.860 e 1.880, ele publicou vários volumes de Histórias Curtas Judaicas, Histórias Curtas Polacas, Histórias Curtas Galicianas, Histórias Curtas Alemãs e Histórias da Corte Russa. Seus trabalhos foram traduzidos e publicados em ucraniano, polaco (língua oficial da Polônia), russo e francês.

Pan - eslavismo foi um movimento político e sociocultural do século XIX (19), que buscava a união de todos os povos eslavos. Procurava também um antecedente comum das formas variadas dos povos eslavos da Europa, tendo em mente objetivos diferentes.

Vida particular

Em 9/12/1869, Sacher - Masoch e sua amante, a Baronesa Fanny Pistor, assinaram um contrato que o tornava escravo dela pelo período de seis meses, especificando que a baronesa vestisse peles com frequência, especialmente quando estivesse se sentindo cruel. Sacher - Masoch adotou o apelido de "Gregor", um nome estereótipo para serventes masculinos, e disfarçou-se de servidor da baronesa. Os dois viajaram de trem para a Itália. Como em Vênus das Peles, ele viajou em um vagão de terceira classe, enquanto ela ocupava um assento na primeira, até Veneza (Florença, na novela), onde os dois não eram conhecidos e não despertariam suspeitas.

Mais tarde, Sacher - Masoch pressionou sua primeira esposa, Aurora von Rümelin, com quem ele se casara em 1873, a viver as experiências do livro, contra as preferências dela. Sacher - Masoch acabou achando sua vida familiar pouco excitante e terminou por divorciar-se de Aurora, casando-se com uma assistente.

Últimos anos

Em 1875, Masoch escreveu Os Ideais de Nosso Tempo, uma tentativa de fazer um retrato da sociedade alemã durante o período Gründerzeit.

No fim de seus cinquenta anos, sua saúde mental começou a deteriorar-se a ponto de passar os últimos anos de sua vida sob cuidados psiquiátricos. De acordo com os relatórios oficiais, ele faleceu em Lindheim, Aldenstadt, Hesse, em 1895. Há também afirmações de que ele morreu em um asilo em Mannheim, em 1905.

Sacher - Masoch é o tio - bisavô da cantora e atriz britânica Marianne Faithfull pelo lado da mãe dela, a baronesa vienense Eva Erisso.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)!

©2020 por HISTÓRIAS FICTÍCIAS. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page