ANEXO: MASSOTERAPIA
- wanderleyramos27
- 29 de dez. de 2021
- 2 min de leitura
Massoterapia é o termo usado para definir as várias técnicas de terapia que utilizam a massagem como forma de promover a saúde, visando o equilíbrio dos diversos sistemas nos seres humanos. O termo é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde.
O estímulo tátil da massagem age diretamente sobre a pele. São cinco milhões de receptores do tato que enviam impulsos nervosos ao cérebro por meio da medula, produzindo efeitos sobre os sistemas nervoso, digestivo, muscular, respiratório e a circulação sanguínea e linfática. Por isso, as finalidades da massoterapia pode ser terapêuticas, relaxantes, desportivas ou estéticas.
Assim, é uma prática que combate inúmeros males do corpo por meio do toque. Além do caráter de alívio das dores, as massagens também previnem doenças, principalmente as que atingem os músculos e ossos.
Há, ainda, o aspecto estético da prática, pois a pele fica mais saudável. Sem falar no auxílio mental, como no combate ao estresse.
Como funciona o curso de massoterapia?
O curso de massoterapia é uma formação técnica, ou seja, você não precisa ter um curso superior para cursá-lo. A formação tem duração de 1.200 horas e ´pode ser concluída em até 2 anos. Portanto, não é uma formação extensa e o profissional se torna apto para atuar no mercado em pouco tempo.
Ao longo das aulas, o aluno aprende as técnicas orientais e ocidentais de massagem, podendo exercer a profissão em clínicas, SPAs, resorts, clubes esportivos, ou ser autônomo.
Os cursos de massoterapia também formam profissionais qualificados e habilitados para atender à demanda crescente dos sistemas público e privado de saúde. No Brasil existem ótimas instituições credenciadas que oferecem esses cursos, tanto na modalidade a distância quanto na presencial.
O que você aprende no curso de massoterapia?
O curso técnico em massoterapia ensina sobre o funcionamento do corpo humano. Assim, ele capacita o profissional com diversas técnicas de uso das mãos no cuidado de outro indivíduo. Além disso, prepara o massoterapeuta para escolher qual tipo de massagem é mais indicada para cada pessoa ou necessidade.
As principais técnicas ensinadas durante o curso são:
Massagem laboral e desportiva: Tem o intuito de recuperar a musculatura de um indivíduo que sofre com dores provocadas pelo cansaço físico ou prática de esportes.
Massagem modeladora: Massagem que acontece por meio de estímulos nos pés, mãos, orelhas ou até mesmo no rosto. São identificados pontos que equivalem a cada área ou órgão em nosso corpo, sendo um tratamento de caráter externo, ajudando aliviar os problemas internos.
Aromaterapia: Massagem terapêutica que utiliza óleos essenciais a fim de eliminar problemas físicos e emocionais.
Drenagem linfática: Técnica voltada para diminuir os inchaços e gordura localizada, pois ajuda a eliminar as toxinas do corpo e potencializar o emagrecimento.
Shiatsu: Massagem oriental que trabalha pontos específicos por meio de pressão dos meridianos do corpo. Essa técnica ajuda a identificar os pontos que sofrem com acúmulo ou carência de energia.
Quiropraxia: Massagem que ajuda a tratar problemas neurais e esqueléticos. Por isso, age na reeducação postural, melhorando a mecânica do corpo, alinhamento, mobilidade e auto regulação.
Comentários