ANO BISSEXTO: POR QUE A CADA 4 ANOS,FEVEREIRO TEM 29 DIAS? __ 3 DE FEVEREIRO
- wanderleyramos27
- 3 de fev. de 2021
- 3 min de leitura
O sistema que usamos para contar o tempo é o calendário gregoriano, que surgiu com base em outros calendários inspirados no movimento de rotação da Terra. Uma volta do planeta em torno do seu eixo equivale a um dia, e uma volta da Terra em torno do Sol equivale a um ano.
Para girar em torno de si mesmo, nosso planeta demora 24 horas. Já para dar uma volta completa em torno do Sol, a Terra demora aproximadamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Por isso nosso ano tem 365 dias, divididos em 12 meses. Mas a adoção deste sistema de contagem de tempo trouxe um problema: o que fazer com as aproximadamente 6 horas que sobravam?
Foram os egípcios de Alexandria que, há mais de 2.200 anos, tiveram a ideia de, a cada quatro anos, adicionar um dia a mais ao calendário, para compensar as seis horas restantes (um arredondamento das 5 h 48 min. e 46 segundos). Faça as contas: 6 horas do 1º ano + 6 horas do 2º + 6 horas do 3º + 6 horas do 4º ano = 24 horas. Dá um dia certinho, que a cada quatro anos aparece na folhinha como o dia 29 do mês de Fevereiro. Mas,por que o nome bissexto?
O imperador romano Júlio César trouxe a ideia do ano bissexto para o ocidente. Ele até importou um astrônomo para elaborar o novo calendário: o grego Sosígenes. Sosígenes só não sabia em que parte do ano colocar o dia que estava sobrando. Júlio César ordenou que ele fosse "o dia sexto antes das calendas de Março". Em latim, isso seria dito assim: "bis sextum ante diem calendas martii".
Há outras formas de contar o tempo
Existem outras maneiras de contar o tempo. Os chineses, por exemplo, baseiam seu calendário nos movimentos da Lua e do Sol e dividem o tempo em ciclos de 60 anos. Mas o calendário gregoriano é o que foi escolhido para ser universal, reconhecido por todos os países.
Cada ano possui doze lunações acarretando em um total de 354 dias. Para não se perder a sincronia com o ciclo solar (de 365,25 dias),é acrescentado um mês aproximadamente a cada três anos. Desta forma não se perde a sincronia nem com o ciclo solar,nem com o lunar. Por isso,considera-se que o calendário chinês é lunissolar.
Em 13/02/2016, milhares de pessoas tomaram as ruas do bairro da Liberdade para festejarem a chegada de 4.714,o ano do macaco. Os chineses estão mais de 2.500 anos à frente do nosso calendário (por não comemorarem o nascimento de Cristo).
"O macaco é um animal muito sábio,ágil,esperto e alegre. Então, este ano é a característica que marca esse ano do macaco", diz a organizadora do evento, Kelly Lam.
E a comemoração vem com vários elementos dessa cultura milenar. Primeiro, nada de branco. Branco na China é luto. A pedida é vermelho. Tem artes marciais, as máscaras, o leão, que traz proteção e sorte nos negócios, e a dança do dragão, que é para garantir prosperidade, sorte e boas energias.
O Ano Novo é chinês. O bairro da Liberdade é originalmente japonês. O pessoal que está carregando o dragão, um dos principais símbolos da festa, é todo brasileiro, de diversas descendências. Pois é: Esse é um Ano Novo chinês tipicamente paulistano.
E cada um se encanta com uma característica diferente. O pessoal das artes marciais gosta de dizer: "A disciplina é tudo, resume tudo em uma palavra só",diz um homem.
Tem os que se encontram no horóscopo. Todos nascidos em 1920,1932,1944,1956,1968,1980 (o meu ano),1992,2004,2016 e (futuramente)2028 são do signo chinês do Macaco. Esse signo é um excelente orador,enquanto sua mente inquisitiva está sempre fresca e alerta. O nativo do nono signo astrológico do zodíaco chinês tem uma personalidade ágil e nunca está fora de ideias. O Macaco também tem um talento especial para detectar eventos antes que eles aconteçam.
Apesar do seu lado pragmático muito útil, o Macaco também está em permanente agitação, a única maneira de ele se sentir vivo e aproveitar a vida diariamente.
Bom,previsões para a vida amorosa,familiar e financeira,fica para outro post!
Comentários