FORMAS DE POLIAMOR __ 16 de Fevereiro
- wanderleyramos27
- 16 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Existem várias maneiras de o pôr em prática, consoante às preferências dos interessados, e necessariamente deve envolver o consentimento e a confiança mútua de todas as partes envolvidas:
Relacionamento em grupo: quando a relação se estabelece de maneira horizontal entre três ou mais pessoas,ou seja,todas as pessoas se relacionam sexual ou romanticamente entre si sem hierarquia entre as partes. O relacionamento em grupo pode ser aberto ou fechado (polifidelidade). Sendo aberto é possível que as partes se relacionem _ sexual ou romanticamente _, dentro de acordos pré- estabelecidos, com pessoas de fora "do grupo nuclear"; já a polifidelidade, envolve múltiplas relações românticas com contato sexual e afetivo restrito a parceiros específicos do grupo.
Relacionamentos paralelos ou rede de relacionamentos interconectados: São os relacionamentos que existem paralelamente, ou seja, X se relaciona com Y e Z mas, Y e Z não se relacionam entre si e podem manter de forma independente também outros relacionamentos românticos ou sexualmente.
Com hierarquia ou sem hierarquia: Nos relacionamentos com hierarquia distinguem-se entre relações "primárias"e "secundárias",nas relações sem hierarquia, como o próprio nome diz, não existe a diferença de importância entre uma relação e outra, há um esforço consciente para se tratar todas as relações da forma mais uniforme possível.
Parceiro Mono / Poli: um parceiro é monogâmico, mas permite que o outro tenha relações exteriores. Na realidade, o que muitos chamam de mono/ poli é quando uma das partes decide por vontade própria não se relacionar romântica ou sexualmente com terceiros e a outra decide se relacionar; no entanto, não há nenhuma obrigação para que a parte monógama assim permaneça, tendo sempre a possibilidade de se relacionar com outras pessoas.
Exemplos incluem "trios" e "quadras", assim como as geometrias "V" e "N". O elemento comum de uma relação "V"é algumas vezes referido como "pivô"ou "charneira", e os parceiros ligados indiretamente são referidos como os "braços". Os parceiros- braço estão ligados de forma mais clara com o parceiro pivô do que entre si. Situações contrastante com o "triângulo", em que todos os três parceiros estão ligados de forma equativa. Um trio pode ser um "V",um triângulo, ou um "T"(um casal com uma relação estreita entre si e uma relação mais ténue com o terceiro). A geometria da relação pode variar ao longo do tempo.
Pessoas também podem auto- intitularem-se poliamoristas mesmo não estando em nenhum relacionamento (solteiras) desde que se identifiquem com a possibilidade de relações simultâneas com o consentimento e equidade entre as partes.
Relações abertas
A expressão relacionamento aberto indica uma relação romântica estável (usualmente entre duas pessoas) em que os participantes são livres para terem qualquer parceiro sexual. Se o casal que escolhe esta alternativa é casado, fala-se em casamento aberto. "Relação aberta" e "poliamor"não são sinônimos. Em termos genéricos, "aberto" refere-se a uma relação sexual não exclusiva no relacionamento, enquanto o poliamor envolve a extensão desta não exclusividade para o campo romântico ao permitir que se criem laços emocionais exteriores à relação primordial com certa estabilidade.
Comentários