HELENA DE TROIA
- wanderleyramos27
- 11 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
Há mais de 3 mil anos, Troia era próspera, cuja localização a permitiu dominar o Helesponto (hoje conhecido como estreito de Dardanelos). Esta era a única rota marítima que ia e vinha do oriente, o que gerava muitas riquezas para Troia, que se tornou um troféu de guerra tentador para as nações gregas. Os troianos se lembravam de quando os gregos, liderados por Esparta, saquearam e queimaram a cidade dos ancestrais. Em razão disto, os troianos haviam preparado fortes defesas, para a possibilidade de futuros ataques. Guardada por grandes muralhas, a nova Troia era um abrigo impenetrável para um povo feliz.
Como todos sabem, o filme reconta, com algumas mudanças em relação à história de Homero, a Guerra de Troia, travada pelos gregos contra o rei Páris, após este raptar a rainha de Esparta, Helena.
Ele viaja para Esparta para conseguir um tratado de paz entre as duas cidades- potências. Seu navio é forçado a voltar para Troia em meio a uma tempestade que o lança ao mar e nas costas de Esparta, onde é encontrado por Helena, a rainha, por quem se apaixona. Ele vai para o palácio real onde encontra o marido de Helena, o rei Menelau (Niall MacGinnis), Agamenon (Robert Douglas), Odisseu (Torin Thatcher), Aquiles (Baker) e muitos outros líderes gregos discutindo como fazer a guerra de Troia. Menelau vê que Helena e Paris estão apaixonados e, fingindo amizade ao rei troiano, planeja a sua morte.
Avisado por Helena, Paris foge de volta a Troia levando-a consigo. Os gregos se unem e cercam Troia com seus exércitos, clamando por sua rainha e por Paris, até que fica claro que tudo que desejam são os tesouros troianos e não Helena. A vitória acaba sendo grega através da famosa armadilha do Cavalo de Troia. Quando tentam fugir, Helena e Paris são cercados Menelau que é enfrentado em um duelo por Paris, que vence o combate, mas é esfaqueado pelas costas à traição! Helena é forçada a voltar a Esparta com Menelau, mas sabendo dentro de si que algum dia se reunirá a ele (Paris).
Na mitologia grega, ela era filha de Zeus e da rainha Leda, irmã gêmea da rainha Clitemnestra de Micenas, irmã de Castor e de Pólux e esposa do rei Menelau de Esparta.
Quando tinha onze anos, foi raptada pelo heroi Teseu; porém, seus irmãos Castor e Pólux a levaram de volta a Esparta.
Helena possuía a reputação de mulher mais bela do mundo. Ela tinha diversos pretendentes, que incluíam muitos dos maiores heróis da Grécia, e o seu pai adotivo, Tíndaro, hesitava tomar uma decisão em favor de um deles temendo enfurecer os outros. Finalmente um dos pretendentes, Odisseu (cujo nome latino era Ulisses), rei de Ítaca, resolveu o impasse propondo que todos os pretendentes jurassem proteger Helena e o marido que ela escolhesse, qualquer que fosse. Helena então se casou com Menelau, que se tornou rei de Esparta.
Ela é descrita por Homero como de "faces rosadas". Íbico e Safo se referem a ela como "loira".
Menelau era irmão de Agamenon, filhos de Atreu, rei de Micenas.
Comentários