top of page

LENDA URABANA: AMNÉSIA RETRÓGRADA - PARTE 3 - 26 DE JUNHO

Marcelo chegou à tempo no consultório da obstetra, Bárbara ficou feliz em vê-lo saindo do elevador quando uma paciente saiu dele e a secretária a pediu para entrar, fechou a revista sobre gestação e os primeiros 6 meses de vida do bebê, repôs no porta- revistas, pegou a bolsa, levantou-se, foi à sala da doutora, enquanto ele se aproximava, esperou-o, entraram, ele virou-se, fechou a porta, virou-se, foram até a escrivaninha, saudaram e a doutora perguntou: __ Dormiu bem?

__ Mais ou menos: Tive um pesadelo com um aborto espontâneo e não consegui dormir de novo!

__ O nervosismo causa esse tipo de pesadelo! Mas pode ficar tranquila que não vai acontecer!

Olhou para ele e perguntou: __ Você é o filho da Roberta, cozinheira da república ao lado da minha primeira casa?

__ Sou. Por quê?

__ O seu pai me viu na academia e me pediu pra te dar o endereço dele, pra você conhecê-lo e a enteada dele e fazer um teste de compatibilidade para doação de medula óssea. Ele passou 16 anos na prisão por "assassinar o padrasto pra salvar a vida da amante dele" e ser preso com 12 tabletes de Maconha dentro do colchão na cabine do caminhão que ele trabalhava cobrindo férias de 8 caminhoneiros e quando saiu ao ser inocentado, reconstruiu a vida se casando com a ex do verdadeiro assassino e a vizinha se recusou a dizer o novo endereço da sua mãe, pra ele não procura-la!

__ Entendi.

Ela olhou para Bárbara e perguntou: __ Qual foi o dia da sua última menstruação?

__ 12 de Abril.

Ela olhou no calendário o dia da semana (Quinta-feira) e calculou: __ Então, dia 19 fez 1 semana, e hoje, dia 30 (de Julho), o bebê está com 11 semanas: No 3º mês de gestação, em teoria. Mas como você comentou que fizeram sexo desprotegidos dia 06, Quinta-feira, dia 12 não menstruou e hoje faz 2 meses e 25 dias que você está grávida, se ovulou no dia 06.

Olhou para ele e explicou: __ Por volta do quinto dia após a fecundação, o embrião já está em fase de blástula, que também pode ser chamada de blastocito ou blastócito, e já se encontra implantado no útero em um processo chamado de nidação. Na fase de blástula, podemos observar uma camada de células, chamada de trofoblasto, que produz enzimas que digerem os tecidos do útero, abrindo cavidades no endométrio, a fim de conseguir retirar nutrientes para o embrião que está implantado no útero. Como resposta a essa ação do trofoblasto, a parede do útero promove a proliferação de vasos sanguíneos naquela região, formando uma estrutura altamente vascularizada chamada de decídua uterina. Desde o momento em que ocorreu a nidação do embrião no útero, a placenta já começou a se formar a partir da decídua uterina e das vilosidades do córion que estão mergulhadas nela. Cerca de 3 semanas após a fecundação, os principais órgãos do sistema nervoso, digestivo e circulatório já começaram a ser formados e o coração começa a bater. Com cinco semanas, o embrião começa a desenvolver braços e pernas e a apresentar contrações musculares. Por volta da nona semana, o embrião mede cerca de 2,5 centímetros.

Nessa fase, há o surgimento das células ósseas (osteoblastos) nas cartilagens do embrião, iniciando o processo de ossificação. Nesse período, o embrião já tem aparência humana e passa a ser chamado de feto. O crescimento e o desenvolvimento do feto continuam. No quinto mês de gestação, o feto mede cerca de 20 cm e pesa aproximadamente 500g. Após 40 semanas depois do primeiro dia da última menstruação, ocorre o nascimento do bebê.

Virou a tela do computador, ele observou as figuras de demonstração do desenvolvimento do feto e ela continuou: __ Voltando um pouco, o ovo, ou zigoto, é formado a partir da fecundação de espermatozoide e óvulo, sofrendo diversas mitoses até se tornar um indivíduo propriamente dito. Esses eventos de divisão celular são acompanhados, também, por diferenciações nessas estruturas, permitindo a formação de tecidos específicos e, a partir deles, órgãos e também sistemas. De forma geral, existem três fases que compreendem esse processo: Segmentação, gastrulação e organogênese. Na segmentação há uma primeira etapa, chamada mórula, na qual há um aumento significativo de células, decorrente das mitoses. Nesta, o volume total do embrião não se aumenta de forma considerável, já que tais divisões, denominadas clivagens, ocorrem de forma bastante rápida. Assim, não permite que as células, agora chamadas de blastômeros, tenham tempo para se desenvolverem. Na segunda etapa, blásutula, o número de células aumenta ainda mais, formando internamente uma cavidade cheia de líquido denominada blastocele. Quando todo o zigoto sofre segmentação, denominamos esta como do tipo holoblástica. Quando não ocorre desta forma, temos a chamada segmentação meroblástica.

__ E na Gastrulação? __ Bárbara perguntou.

__ Nesta etapa, há a diferenciação de blastômeros em folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma e endoderma). Tal evento ocorre a partir da invaginação de blastômeros na região da blastocele, por meio de dobras e movimentos celulares. Há a delimitação de uma cavidade chamada arquêntero, que se comunica com o exterior por um orifício denominado blastóporo. Arquêntero dará origem, mais tarde, ao tubo digestivo e os folhetos, em tecidos e órgãos. Os folhetos embrionários, formados na fase anterior, se diferenciam em tecidos e órgãos. O ectoderma dá origem à epiderme e anexos, sistema nervoso e epitélitos de revestimento das cavidades da boca ,ânus e nariz. Já o mesoderma, em derme, músculos, tecidos conjuntivos, tecido sanguíneo, tecido linfático e órgãos do sistema genital; além de delimitar o celoma. Finalmente, o endoderma, epitélios de revestimento do sistema digestório, fígado, pâncreas e sistema respiratório. A crista neural, formada a partir do ectoderma, migra pelo corpo, dando origem a diversos tipos celulares distintos, como células pigmentares e neurônios.

Olhou as horas, virou a tela do computador novamente, olhou para Bárbara, pediu-lhe para se deitar na maca e levantar a camisa, ela obedeceu, a doutora abriu a terceira gaveta da escrivaninha, tirou o gel, abriu, levantou-se, foi até ela, tirou um pouco, passou na barriga dela, foi até o aparelho de ultrassonografia, o ex dela esperou no bar quase em frente o prédio comercial, atravessou a rua fora da faixa para pedestres, quase foi atropelado, eles olharam para ele ao ouvirem a buzina, ele continuou e perguntou: __ Por que não me visitou na cadeia?

__ Descobri que estou grávida e você não é o pai do meu filho.

Ele olhou para Marcelo e perguntou: __ Você é o universitário que passou 10 dias em Las Vegas?

__ Sou. Por quê?

__ O meu parceiro de truco viu a notícia sobre o acidente e tirou uma foto pra checar nas que recuperou do Orkut após o fim dele e confirmar a suspeita da mãe da primeira namorada dele de que ela está nos Estados Unidos, e não no interior da Argentina, como fez "todo mundo" acreditar, com o cartão postal da cidade e a bandeira no envelope.

Ela franziu a testa e perguntou: __ Por que ela fez isso?

__ Ela acompanhou uma companhia de circo argentina quando flagrou o ex com a irmã e há 11 anos não dava notícias!

__ Ele te enviou a foto? __ Marcelo perguntou.

__ Eu imprimi na internet.

Tirou a folha do bolso, deu 3 passos, entregou-lhe, Marcelo desdobrou, observou, teve um lampejo dela entre os apostadores na roleta e Ramon atrás dela, segurando em sua cintura, olhou para ele novamente e perguntou: __ Posso ficar com a foto?

__ Conheceu ela?

__ O cara atrás dela foi o meu padrinho de casamento, na Quinta-feira.

Leu a data do acidente ("July, 27th") e ele perguntou: __ E a esposa dele?

__ Não lembro dos acontecimentos de Quinta à Domingo, por causa do acidente.

__ E está seguindo pistas pra descobrir?

__ Sim.

__ Esse acidente foi 19 horas após o casamento (06:30 h da manhã de Sexta-feira) e o que houve de madrugada foi o motivo pra separação!

Fez o gesto indicando que Michele foi infiel e Marcelo se defendeu: __ Ela não seria capaz disso!

__ Boa sorte!

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)!

©2020 por HISTÓRIAS FICTÍCIAS. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page