LENDA URBANA: UM FINAL DE ANO INESQUECÍVEL - PARTE 2 - 07 DE AGOSTO
- wanderleyramos27
- 7 de ago. de 2021
- 5 min de leitura
__ Quantos reis tiveram a Escócia?
__ Seis: Dinastia de Alpin, de Dunkeld, de Sverre, de Balliol, de Bruce e de Stuart. Carlos II (Segundo) foi o último monarca escocês a ser coroado na Escócia, de 1660 até a sua morte, em 06/02/1.685. Seu pai, Carlos I (Primeiro) foi executado no Palácio de Whitehall em 31/01/1.649, no auge da Guerra Civil Inglesa. O parlamento escocês o proclamou rei, porém Oliver Cromwell o derrotou na Batalha de Worcester, em 03/09/1.651 e Carlos fugiu para a Europa Continental. Cromwell se transformou no governante da Inglaterra, Escócia e Irlanda; Carlos passou nove anos em exílio na França, Províncias Unidas e nos Países Baixos Espanhóis. Após a morte de Cromwell em 1.658, uma crise política resultou na restauração da monarquia, com Carlos sendo convidado a retornar para a Grã - Bretanha. Em 29/05/1.660, seu aniversário de 30 anos, ele foi recebido em Londres com grande aclamação pública. Depois disso, todos os documentos legais forma datados como se ele tivesse sucedido seu pai em 1.649. O parlamento inglês aprovou leis conhecidas como o Código Clarendon, criado para fortalecer a posição da restabelecida Igreja Anglicana. Ele concordou com o código, mesmo sendo a favor de uma política de tolerância religiosa. A principal questão estrangeira do início de seu reinado foi a Segunda Guerra Anglo - Holandesa. Em 1.670, assinou o Tratado Secreto de Dover, uma aliança com o seu primo Luís XIV (14) da França. O rei francês concordava em auxiliar o inglês na Terceira Guerra Anglo - Holandesa e pagar uma pensão a Carlos, em troca Carlos prometia converter ao catolicismo em uma data futura não especificada.
Virou-se, sentou-se na cama e continuou: __ Avançando na história: Houve 12 monarcas da Grã - Bretanha e do Reino Unido. O novo Reino foi formado em 1º/05/1.707, com a união do Reino da Inglaterra e o Reino da Escócia, que estavam em união pessoal sob a Casa de Stuart desde 23/03/1.603, com a ascensão de Jaime VI & I ao trono da Inglaterra. Em 1º/01/1.801, a Grã - Bretanha uniu ao Reino da Irlanda para formar o Reino Unido da Grã - Bretanha e Irlanda. Depois de a maior parte da Irlanda ter deixado a união em 06/12/1.922, seu nome mudou em 1.927 para Reino Unido da Grã - Bretanha e Irlanda do Norte. Eduardo VIII (Oitavo) foi o predecessor de Jorge VI, de 20/01/1.936 à 11/12 do mesmo ano, abdicando-se do trono. Seu nome era Eduardo Alberto Cristiano Jorge André Patrício Davi.
Curvou-se, abriu a gaveta do criado mudo, tirou uma folha A4, endireitou-se, entregou-lhe, ela desdobrou, olhou para a foto dele, em preto e branco e leu: __ "Antes de sua ascensão ao trono, Eduardo foi Príncipe de Gales, Duque da Cornualha e Rothesay. Quando jovem, serviu nas Forças Armadas do Reino Unido durante a Primeira Guerra Mundial e realizou várias viagens ao exterior em nome de seu pai, Jorge V. Esteve envolvido com várias mulheres mais velhas e casadas, mas permaneceu solteiro até depois de sua abdicação como rei. Eduardo tornou-se rei com a morte de seu pai, no início de 1.936. Ele mostrava-se impaciente com os protocolos da corte e sua aparente indiferença para com as convenções constitucionais estabelecidas preocupava os políticos. Com poucos meses de reinado, ele causou uma crise constitucional ao propor casamento à socialite americana Wallis Simpson, divorciada do primeiro marido e em vias de se divorciar do segundo. Os primeiros - ministros do Reino Unido e dos domínios eram contrários ao casamento, argumentando que o povo nunca aceitaria uma mulher divorciada com dois ex maridos vivos como rainha. Além disso, tal casamento entraria em conflito com o status de Eduardo como Governador Supremo da Igreja da Inglaterra, que proibia o casamento de pessoas divorciadas enquanto seus ex cônjuges ainda estivessem vivos. Eduardo sabia que o governo liderado pelo primeiro - ministro britânico Stanley Baldwin renunciaria se os planos de casamento fossem em frente, o que poderia arrastar o rei a uma eleição geral e arruinar seus status de monarca constitucional politicamente neutro. Optando por não encerrar seu relacionamento com Wallis Simpson, Eduardo acabou por abdicar, sendo sucedido por seu irmão mais novo, Alberto, que escolheu o título de Jorge VI. Ocupando o trono por apenas 326 dias, Eduardo foi um dos monarcas com o reinado mais curto em toda a história britânica e da Commonwealth. Ele nunca foi coroado.
Após sua abdicação, foi-lhe concedido o título de Duque de Windsor. Casou-se com Wallis Simpson na França, em 3 de Junho de 1.937, após a confirmação do segundo divórcio dela. Nesse mesmo ano, o casal visitou a Alemanha.
Durante a Segunda Guerra Mundial, ele serviu inicialmente na missão militar britânica na França, mas, após acusações de que nutria simpatias pelo nazismo, foi designado governador das Bahamas. Com o término da guerra, ele nunca mais desempenhou outra função oficial, passando o resto de sua vida retirado na França".
Olhou para ele e perguntou: __ Você acredita que é descendente dele?
__ Sim. Ele era um mulherengo compulsivo e seu comportamento imprudente nos anos 1920 e 1930 preocupavam o primeiro - ministro Baldwin, o rei Jorge V (quinto) e as pessoas próximas ao príncipe. Se você for a reencarnação dessa mulher condenada à morte, essa execução não seria pública, para não chocar os súditos do rei! A Escócia não é pequena e ela pode ter sido levada para qualquer ilha inabitada! O país ocupa a terça parte ao norte da ilha da Grã - Bretanha, junto com uma grande quantidade de pequenas ilhas. A única fronteira por terra da Escócia é com a Inglaterra e segue por 96 km (60 milhas) entre o Rio Tweed na costa leste e o Solway Firth no oeste. A ilha da Irlanda fica a 30 km (20 milhas) da ponta sudoeste da Escócia e a Noruega a 400 km (250 milhas) do nordeste. A Escócia fica entre o Oceano Atlântico e o Mar do Norte. Ela tem 790 ilhas, a maioria na costa oeste! Como alguém poderia descobrir o local de uma prisioneira que "cometeu incesto" e não chegou ao conhecimento do povo?
__ Tem razão.
Franziu a testa e perguntou: __ Pesquisou no Google os nomes dessas ilhas desabitadas?
__ Claro: Ascrib do Sul, Bass Rock, Mingulay, Muckie Flugga, Out Stack, Pabbay, Rockall e Stac an Armin. Se o nosso relacionamento der certo, nossa lua de mel começará pelas 11 ilhas mais bonitas da Escócia: As Ilhas Shetland, as Ilhas Orkney, a Ilha de Skype, Ilha de Arran, Ilha de Lewis...
Curvou-se, pegou o celular no criado mudo, endireitou-se, ligou-o e desbloqueou a tela, digitando a senha e clicando em "Ok", clicou em "Galeria", esperou, clicou na antepenúltima foto, esperou e leu: __"Ilha de Iona e St. Columba, Ilha de Islay, Ilha de Jura, Ilha de Inchcolm, Bass Rock e Colonsay."
Arrastou a tela para direita e leu: __ "Ilhas Shetland são as ilhas mais setentrionais e unem o charme escandinavo com a harmonia escocesa em perfeito equilíbrio. São compostas por 100 ilhas rochosas e várias ilhotas que desafiam diariamente a raiva dos elementos. Os centros habitados são muito poucos, as árvores lutam para crescer por causa do vento, mas essas paisagens o deixam sem fôlego entre colinas, charnecas e espaços abertos com cores vivas."
Arrastou a tela novamente e leu: __ "As ilhas podem ser alcançadas por balsas que partem de Aberdeen ou através das ilhas Orkney. O centro mais populoso é o Lerwick, um porto muito animado graças aos muitos barcos de pescas que cruzam o Mar do Norte. A pequena cidade é conhecida por sua culinária de peixe e tem também várias atrações para oferecer. Fort Charlotte é uma fortaleza que remota ao século XVI e foi construída diretamente na praia. Hoje permanecem as paredes e é possível visita-la gratuitamente. Não perca o Shetland Museum que abriga uma rica coleção de peças históricas e artefatos que contam a vida nas ilhas e a pesca às baleias."
__ Talvez seja o local da minha prisão, na outra vida!
__ Quer fazer uma sessão de hipnose regressiva?
__ Não.
Comentários