top of page

LENDA URBANA: MEU AMIGO BRUXO- PARTE 4 _ 09 de Maio (DIA DAS MÃES)

Atualizado: 10 de mai. de 2021

Continuação do diálogo: __ A França também comprava a matéria-prima,no século XVII?

__ Sim. Com a expansão marítima e a descoberta de novos territórios nas Américas pelos espanhóis e portugueses, outras nações, como França, Holanda e Inglaterra, despertaram o interesse em promover suas próprias conquistas e participarem ativamente de todo o comércio decorrente disso. Essa nova configuração ditou o desenvolvimento econômico e político dos principais países europeus entre os séculos XV e XVIII, dentro do contexto do que ficou conhecido como mercantilismo, o conjunto de práticas econômicas adotado pelas nações europeias entre o século XV e o século XVIII. Nesse sentido, Portugal começou a sentir seu império ultramarino ameaçado, sobretudo pela França e pela Holanda, que, entre os séculos XVI e XVII, chegaram a invadir as terras brasileiras e estabelecerem, mesmo que momentaneamente, projetos de colonização. Para conter essas ameaças, por volta de 1530, a Coroa portuguesa decidiu enviar uma campanha oficial para o Brasil com o objetivo principal de mapear e demarcar o seu território e estabelecer uma administração colonial. O território, nesse momento, não possuía a mesma extensão territorial dos dias de hoje, mas, mesmo assim, representava sérios desafios administrativos para a metrópole, sobretudo no que dizia respeito à sua defesa.

__ Então a França não conseguiu atingir seus objetivos na colônia portuguesa e decidiu roubar de Portugal no Oceano,nesse gibi?

__ Sim: Se as capitanias hereditárias produziam 6 toneladas de cana-de-açúcar por semestre,por exemplo,o rei francês comprava 25% e dava 15% aos navegantes e os fazendeiros que compravam os escravos para as colheitas,em troca da "parceria".Ou seja,Portugal deixava de receber 2.400 kg de plantações,e era necessário mais escravos pra "suprirem essa queda nas produções",além de "apoiarem os castigos empregados a eles pelo mau desempenho no dia-a-dia"!

__ Entendi. Quem era o rei da França no século XVII?

__ Henrique IV: De 1.589 à 1.610. E o sucessor: Luís XIII,até 1.643. Foi o 45º (quadragésimo quinto) e fizeram parte da dinastia Bourbon,até 1.795. Proclamado rei da França após a morte de Luis XVI, fora preso pelos Revolucionários e morreu na prisão devido as condições sub humanas do cárcere. Não reinou de fato, apenas de jure, figurando na contagem. Napoleão I (Primeiro) ascendeu ao trono em 18/05/1.804 e o fim do seu reinado foi em 31/03/1.814,se abdicando do trono após a invasão de Paris,e se exilou em Elba. Luís XVIII assumiu o trono na mesma data,e restaurou o Reino da França,mas Napoleão fugiu do exílio,em 20 de Março do ano seguinte e retornou para o governo de 100 dias,até ser derrotado em Waterloo,em 22 de Junho. Depois eu te envio a lista de todos os reis e períodos,que anotei na minha pesquisa sobre a minha árvore genealógica,já que nem todos os reis reconheciam publicamente os filhos que tiveram fora do casamento.

__ Você é descendente de qual dinastia?

__ De Valois: 1.328 à 1.589,com a morte do rei Henrique III (terceiro),em 2 de Agosto.

__ Então o seu pai na primeira vida era...

__ Carlos IX (nono),sucessor do irmão,Francisco II (segundo) e filhos de Henrique II: Reinou entre 31/03/1.547 e 10/07/1.559.

__ E seu pai?

__ De 05/12/1.560 à 30/05/1.574. Nasci em 12 de Junho (Dia dos Namorados,no Brasil),e ele não soube que do meu nascimento,porque minha mãe era ajudante de cozinheira e seria um escândalo a notícia de que ele se envolveu com a plebeia,nas vezes que visitava o meu tio! Ele faleceu aos 16 anos e não deixou herdeiros.

__ E a condessa Margaret Isobel? De quem era filha?

__ Não há registros sobre sua família. Por isso acredita-se que ela é apenas uma lenda urbana,contada pelos franceses que não acreditavam na existência de bruxas,mas adoravam contar as suas maldades em volta da fogueira,como os jovens costumam contar "histórias de terror",quando estão acampando. Na minha época,por coincidência,o dono da barraca que eu dormi contou sobre esse episódio da busca pelas Pedras do Poder,e eu tive a sorte de ser presenteado com o gibi sobre ela,quando ajudei um francês a reencontrar uma prostituta que roubou a sua carteira pra entregar ao cafetão o dinheiro que ele comprou com o francês,na Casa de Câmbio,e ele não ser mais 1 vítima da máfia italiana que ele estava fugindo havia 13 anos,e ganhei uma aposta de raxa com o cobrador dele,pra quitar a sua dívida e ele devolver o dinheiro desse francês!

__ Você usou magia pra vencer?

__ Não: Meu adversário foi encorporado pela alma de uma vítima desse cobrador e gastou a gasolina pra não chegar nem na trilha do trem,segundo os cálculos dele,de Física,baseando-se no percurso que cada carro fazia com 1 litro de gasolina. Se eu contasse sobre a minha mediunidade,o turista acreditaria que eu estava com sintomas de transtorno mental e deveria ser internado numa clínica psiquiátrica,e o meu romance proibido chegaria ao fim! Mas o outro bruxo também é vidente e me puniu pela ajuda sobrenatural lançando o feitiço sobre a Pietra,usando a rejeição como justificativa "pelo trabalho encomendado pelo corno",pra usar o dinheiro pra comprar a passagem de navio pra França,pra esquecê-la "nos braços de outra amante da vida passada"!

__ Por isso ele fez o pacto pra não morrer de novo e nunca reencontrá-la neste século?

__ Sim: Ele "teve o privilégio"de comemorar os 90 anos com a aparência de 25,ela descobriu a verdadeira certidão de nascimento atrás do guarda-roupas do verdadeiro Teodoro Martin,herdeiro da pensão que ela trabalhava,e tomou a decisão de fugir comigo,enquanto todos estavam distraídos nas festas à fantasia,em 31 de Outubro,contando com a ajuda dos melhores amigos que usariam as fantasias que escolhemos pra comparecermos e ninguém suspeitar que estaríamos no navio que partiu pra Londres,3 horas atrás!

Nícolas franziu a testa e perguntou: __ Com a destruição do grimório,o feitiço será desfeito e vocês poderão ser felizes novamente?

__ Sim.

__ Boa sorte!

__ Obrigado!

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)!

©2020 por HISTÓRIAS FICTÍCIAS. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page