LENDA URBANA: O SEGREDO DE VALENTINA - PARTE 3 - 28 DE JULHO
- wanderleyramos27
- 28 de jul. de 2021
- 6 min de leitura
Atualizado: 29 de jul. de 2021
Olhou para o ar condicionado e perguntou: __ Quantas bodas você e o seu marido comemoraram, de casamento?
__ Dezenove. E a nossa primogênita faz 16 amanhã.
Ele franziu a testa e perguntou: __ Ela não mora com vocês?
__ Não, ela mora na capital, com o pai "de coração" e a "madrasta", pra estudar o 2º Grau na escola particular que ele leciona e se preparar melhor para o ENEM e o Vestibular e conquistar uma Bolsa de 70% para o curso de cinema.
__ Que bom!
__ O "Beto" passou a acreditar em reencarnações depois que voltou de uma apresentação de Capoeira na academia que ele frequenta. E por isso decidiu me trancar aqui, para eu não conhecer o amor da minha vida passada e não ficar dividida entre eles!
__ Ele rasgou o papel de parede pra ver as fotos da novela Alto Astral e imprimiu 5 páginas sobre os filmes das décadas de 30 e 50, com o título "Imitação da vida".
__ Talvez ele acredite que foram baseados em fatos reais, como no livro que ele comprou, sobre um assassinato que chocou a população da capital baiana, no século XIX, que supostamente, o assassino derreteu as alianças para tirar a vida da noiva com uma bala de Ouro.
__ Júlia Fetal. A minha cunhada comprou o livro de Pedro Calmon.
__ Eu ganhei de presente, de uma amiga que se casou com um baiano e comprou da prima pra ela pagar a última parcela do celular.
Levantou-se, virou-se, abriu a gaveta, pegou o diário, abriu o zíper, e a capa, folheou e leu:
__ "20 de Abril de 1847, quando ela tinha apenas 17 ou 20 anos de idade. O bacharel José Estanislau da Silva Lisboa, descontrolado e ensandecido com a rejeição de sua noiva, invadiu a residência da jovem, um sobrado da futura Avenida Sete, no trecho da Praça da Piedade, e atirou bem no meio do peito, acertando o coração! A cidade mal assimilava o crime envolvendo duas famílias da alta sociedade quando correu o boato de que o legista ao extrair a bala do cadáver de Júlia, constatara que não era de chumbo e sim de ouro, supostamente fabricada com o metal derretido da aliança do noivo.
Júlia Fetal mereceu honras póstumas sem precedentes na Bahia. Seus restos mortais estão depositados em uma urna, próxima do altar principal da Igreja da Graça, em frente da urna que contém os restos mortais de Catarina Paraguaçu. O crime ocorrido no ano referido ganhou maior notoriedade com a publicação do romance "A Bala de Ouro", de Pedro Calmon, inspirado no episódio. E com a exibição do artefato durante algum tempo, no Museu Feminino da Bahia. Quem viu assegura que a bala não era de ouro, coisa nenhuma, e sim de chumbo como qualquer outra.
O bacharel foi preso, julgado e condenado a quatorze anos de prisão. Teve a chance de diminuir a sua pena ao receber induto do Imperador Dom Pedro II, em 1859, por interferência da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, em função dos bons serviços prestados como voluntário durante a epidemia de 1855, assistindo os doentes no Hospital da Caridade onde ele próprio estivera internado, também vítima da doença. Silva Lisboa não aceitou o induto. Escreveu ao Imperador que não se jugava merecedor desse perdão e cumpriu o resto da pena como determinado pela justiça.
" Virou a folha e leu: __"A família de Júlia Fetal de origem francesa se desfez do sobrado quando o imóvel pegou fogo no fim da década de 1840, após foi reconstruído com algumas intervenções arquitetônicas, diferentes do original e então adquirido pela família de Castro Alves em 1852; ali residiu o poeta, recém- chegado a Salvador, procedente de Muritiba, então com cinco anos de idade. No século XX o prédio foi derrubado (me parece que após um outro incêndio) e construído outro imóvel modernoso onde hoje funciona uma farmácia, bem em frente da Igreja de São Pedro.
Silva Lisboa após cumprir pena, reintegrou-se à sociedade, lecionando Geografia e inglês no Liceu, onde foi professor do célebre linguista e educador Ernesto Carneiro Ribeiro e num colégio do Corredor da Vitória. Mais tarde, assumiu cargos de direção em vários estabelecimentos: Em 1863 no Colégio Primavera que ficava atrás da Rua do Rosário, próximo do local onde ocorreu o crime e mais tarde do Colégio São João, na rua das Laranjeiras. Em 1876 publicou o Atlas Elementar, livro de Geografia adotado pelo governo para as escolas, contendo 18 mapas coloridos e 60 vistas de monumentos notáveis do mundo.
No ano seguinte, foi escolhido para integrar a Comissão da Reforma da Instrução Pública. Logo mais adoeceu, viajou para a Europa para cuidar da saúde e veio a óbito, não sei se no velho continente, ou, em Salvador. Morreu 30 anos após o crime cometido, ainda jovem, imagino que tinha entre 52 e 55 anos de idade. Pelo seu bom comportamento na cadeia, o sincero arrependimento demonstrado ao recusar o induto e a sua atuação no magistério a sociedade baiana o perdoou. E o crime de Júlia Fetal saiu do noticiário policial para se perpetuar na literatura".
Olhou para ele e comentou: __ Sou descendente de um entregador do jornal local e anotei essas informações para reler o exemplar antes de visitar esse túmulo e tocar na foto dela, como no sonho depois que descobri sobre o meu parentesco. Se eu for a reencarnação de uma amiga dela, vou me lembrar de algum passeio com ela, por Salvador.
__ Boa sorte!
__ Obrigado!
__ Quando foi o julgamento?
Ela olhou para a outra folha e leu: __ "Em 28/09/1.847. O juiz, formado por 12 membros, iniciou a análise do caso, decidindo pela condenação do réu no dia seguinte e uma pena de 14 anos de prisão (com trabalhos forçados) no Forte de Nossa Senhora do Monte do Carmo, de acordo com o artigo nº 193 do Código Criminal do Império do Brasil. Ele cumpriu a pena no Forte do Barbalho."
Olhou para ele e perguntou: __ Quer me ajudar a descobrir se sou reencarnação de uma amiga dela?
__ Não posso viajar para Salvador.
__ Pode ser pela internet.
Olhou para seu Anelar e esquerdo e perguntou: __ Há quanto tempo está solteiro?
__ Nunca fui casado, por focar na minha carreira de policial e evitar as D.Rs, por causa de "bolos", quando eu tivesse uma chamada para atender uma ocorrência perto de onde eu estivesse.
__ Entendi. Eu ficaria muito feliz em ser sua primeira namorada!
__ Ele franziu a testa e perguntou: __ Não teria D.R.?
__ Não: Sou fã de seriados sobre policiais e entendo bem a sua "paixão pela profissão"!
__ Que bom!
Franziu a testa e perguntou: __ Como posso te ajudar?
__ Como eu disse, sou descendente de um entregador do jornal Correio e ele me presenteou com o diário para eu anotar os meus sonhos sobre a vida passada, dos anos 40 de 1800.
Folheou-o, tirou uma foto presa por um clipe, ele foi até ela, ela entregou-lhe, ele observou o penteado e traje do século XIX e perguntou: __ O que mais ele te disse?
__ Que eu fui a primeira noiva da cidade dele a desistir do casamento na hora do "Sim".
__ Qual?
__ Itacaré. Localizada na Costa do Cacau, a pequena cidade oferece uma variedade de atrações em um único lugar. As praias paradisíacas chamam a atenção de surfistas e turistas do mundo todo. Para chegar nos lugares mais encantadores da cidade, é preciso fazer trilha, e caiaques, canoas, bicicletas e Jipes são bem vindos para quem curte se aventurar em meio as paisagens espetaculares. Na pequena vila encontram-se restaurantes com comidas regionais e internacionais, cybercafés, lojinhas, pousadas e bares.
29 de Julho
__ Uau! Podemos começar por lá, a nossa lua de mel, em 2018!
__ Sim. Ela foi fundada em 26/01/1.732 (283 anos) e fica à 422 km da capital (Salvador) e 154 km, em linha reta. Os municípios limítrofes (vizinhos) são Maraú, Aurelino Leal, Ubaitaba, Uruçuca e Ilhéus: Onde foi gravada a minissérie Gabriela. Em 2003, a banda de reggae capixaba Macucos gravou o clipe da música "Além do Mar" nas praias de Itacaré. Em 2004, o município ganhou as obras na Praia da Engenhoca do que seria o único hotel 6 estrelas da América Latina, mas até os dias de hoje as obras estão inacabadas, tendo sido já embargado pelo Ibama e o Ministério das Minas e Energia.
__ Que pena!
Comentários