top of page

LENDA URBANA: REENCARNAÇÃO - PARTE 2

Atualizado: 7 de mai. de 2023

Bocejou e continuou: __ A trama do romance se desenrola com a chegada de dois jovens solteiros afortunados na região (Mr. Bingley e Mr. Darcy). A mãe delas vê no surgimento dos rapazes uma oportunidade para resolver os problemas da família. Mr. Bingley, um homem muito sóbrio e distinto, se apaixona por Jane Bennet, a mais velha das irmãs. Caroline Bingley, a irmã do rapaz, se mostra contra a relação, devido a classe social da moça. Ele se aproxima dela e vai contra a opinião da irmã. No entanto, ele subitamente desaparece da cidade, deixando Jane sem qualquer explicação. O amigo Mr. Darcy, por sua vez, cai de encantos pela irmã Elizabeth, embora num primeiro momento se recuse a assumir os sentimentos que tinha por saber que ela era de origem humilde. Elizabeth, contudo, acha-o um homem arrogante e o repudia. A relação entre os dois é, portanto, pautada pelo preconceito, pela atração, pela paixão e pela raiva. Um misto de sentimentos completamente discrepantes. Ele, porém, afinal toma coragem e a pede em casamento. Mas ela permanece firme nos seus ideais e recusa, ao enxergar nele um homem prepotente e inescrupuloso. Aos poucos, ela acaba por perceber que ele tem boa índole e admite os seus sentimentos. As coisas mudam especialmente depois do recebimento de uma carta que ele escreve a ela justificando as suas atitudes. Após a leitura, ela consegue ver que há ali um homem de bem. Felizmente ele reitera o pedido de casamento e ela aceita, finalmente. Eles vão viver em Pemberley. O final feliz acontece também para Jane. Mr. Bingley retorna à cidade e explica as suas motivações para ter ido embora repentinamente. Ele suplica o perdão à amada e a pede em casamento. Ela aceita e ambos ficam vivendo em Netherfield.

__ Legal.

A história construída por Jane Austen tece uma forte crítica à sociedade da sua época, regida pelas ambições econômicas e por relações construídas a partir do interesse. Não por acaso, a primeira frase que inicia o enredo é: "É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro na posse de uma bela fortuna necessita de uma pessoa." Os casamentos são vistos como meros acordos comerciais, e vemos, ao longo das páginas, como a mesquinhez e o interesse permeiam as relações humanas. Austen aborda e denuncia a lei do morgadio: A organização familiar baseada a partir da noção de uma linhagem Nesse tipo de sociedade, as propriedades eram inalienáveis e indivisíveis e eram transmitidas ao primogênito descendente varão. No caso da família Bennet, não havia um filho varão que herdasse as propriedades.

Ou seja, segundo as normas da época, apesar de haver descendência direta, os bens deveriam seguir para o parente mais próximo do sexo masculino. Na família Bennet, o patrimônio não seria herdado nem pela mulher, nem pelas filhas, e sim por Mr. Collins, um primo. É a essa organização social que a autora dirige as suas maiores críticas.

A crítica costuma enxergar em Elizabeth Bennet uma protofeminista porque, ao contrário das mulheres da sua geração, ela não persegue um casamento promissor achando que vai encontrar em um homem a solução para os seus problemas financeiros e pessoais. Ela luta contra uma sociedade conservadora e machista, se rebelando com o seu contexto porque deseja ser independente, repudiando um casamento movido pela conveniência.

30 de Junho

__ Desde muito cedo, Elizabeth se rebelou contra aquilo que ficou conhecido como a "santíssima trindade": O poder do pai, do tutor ou do marido. Às mulheres da época cabia o espaço da casa e a regência da família, enquanto os homens dominavam os espaços públicos, as propriedades e as finanças. A jovem Lizzie é extremamente admirada pelo pai, um curioso incurável, mas é profundamente criticada pela mãe, que teme pelo futuro dela devido as suas ideias consideradas revolucionárias.

__ Me convenceu a ler o livro! Em que ano foi escrito?

__ Entre 1.796 e 1.797. A autora chamava o romance de "meu filho querido", e foi lançado somente em Janeiro de 1.813. Apesar de ter sido escrito há tantos anos, até hoje, Orgulho e Preconceito continua ocupando o top dos livro mais lidos! A cada ano são comercializados 50 mil exemplares, apenas no Reino Unido!

__ Nossa!

__ Um exemplar da primeira edição foi encontrado e levado a leilão, em Londres, em 2.003 e foi arrematada por cerca de $ 58 mil Euros!

Ela franziu a testa e perguntou: __ Por que sua irmã te emprestou este livro?

__ Porque ela também acredita em reencarnações, como a nossa mãe, avó e bisavó, e sua intuição diz que eu fui um ator de teatro que interpretou o Mr. Darcy, na outra vida!

__ Entendi. Procurou no Google o significado de protofeminista?

__ Claro: O termo protofeminismo é, às vezes, aplicado a uma pessoa que defendia valores semelhantes aos atuais valores feministas em uma época em que o termo "feminista" ainda era desconhecido, ou seja, antes do século XX (20). No entanto, a utilidade do termo protofeminista é rejeitado por alguns estudiosos modernos.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)!

©2020 por HISTÓRIAS FICTÍCIAS. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page