O QUE SE ESTUDA EM MEDICINA?
- wanderleyramos27
- 17 de abr. de 2022
- 3 min de leitura
A grade curricular do curso de Medicina é organizada de forma diferente em cada instituição de ensino. Em alguns casos as disciplinas são agrupadas em módulos que compreendem uma área do conhecimento específica. Em outros, a estrutura do curso é baseada em eixos, ou áreas do saber, que se desenvolvem ao longo do curso.
Segue abaixo as principais disciplinas do curso e um resumo do que é estudado em cada uma delas:
Anatomia
Estuda as estruturas macroscópicas do nosso corpo (como esqueleto, musculatura, veias e artérias, nervos, órgãos, etc.), sua localização, relações anatômicas e funcionais. Esta disciplina envolve a preparação de peças anatômicas e a dissecação de cadáveres.
2 - Biologia Celular e Molecular
Analisa a composição química e estrutural das células, bem como as funções de cada um dos componentes celulares. Estuda o metabolismo de organismos uni e pluricelulares, os processos envolvidos na divisão celular e hereditariedade.
3 - Fisiologia
Trata do funcionamento normal do organismo, da integração dos órgãos e demais sistemas do corpo humano. Estuda a morfologia e funcionamento dos sistemas respiratório, cardiovascular, digestivo, endócrino e nervoso, entre outros.
4 - Histologia
Diz respeito às estruturas microscópicas dos tecidos e órgãos. Esta disciplina tem o objetivo de identificar as estruturas que compõem os diversos tecidos do corpo humano e estabelecer uma relação com as funções normais dos órgãos.
5 - Imunologia
Estuda os mecanismos de defesa próprios do organismo humano, como eles reagem contra vírus e parasitas e como protegem o corpo de doenças. Nesta disciplina também é visto em que circunstâncias o sistema imunológico pode agravar ou mesmo gerar doenças.
6 - Patologia
É a área que compreende o estudo das doenças e das alterações que elas provocam no organismo. Estabelece correlações com os sinais, sintomas e achados laboratoriais.
7 - Embriologia
Acompanha o desenvolvimento dos organismos desde a fecundação dos gametas até o final do estado embrionário. Estuda as possíveis alterações que possam surgir em cada uma das etapas do desenvolvimento humano durante este período.
8 - Oftalmologia
Estuda as patologias que ocorrem no globo ocular, como preveni-las e tratá-las. Faz uma relação destas doenças com alterações que podem ocorrer em outros órgãos e sistemas do corpo humano.
9 - Farmacologia
Analisa as propriedades e a composição química dos medicamentos. Esta disciplina tem o objetivo de orientar o futuro médico quanto às indicações, contraindicações e toxicidade de remédios, como utiliza-los no tratamento de doenças e como eles podem reagir quando combinados com outros medicamentos.
10 - Traumatologia e Ortopedia
Aborda temas como: Fratura dos membros, coluna e quadril, processos infecciosos, métodos de tratamento, deformidade e síndromes da coluna, afecções inflamatórias e degenerativas, entre outros.
Curiosidade: Por meio do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), é preciso ter feito, em média, 800 pontos na prova. Em universidades estaduais, as notas de corte também costumam ser elevadas, correspondendo entre 75% a 80% dos acertos em uma prova de vestibular.
Para fazer medicina em uma faculdade particular também não é nada fácil! Até mesmo as instituições privadas possuem concorrência altíssima de candidatos por vaga. Além disso, uma mensalidade pode custar entre R$ 5 mil a R$ 12 mil Reais. O curso dura 6 anos, dividido em 3 ciclos:
Básico _ Dura dois anos e contém as disciplinas mais teóricas do curso. São matérias introdutórias nas quais o aluno aprende sobre o funcionamento do corpo humano em seu estado normal, ou seja, sem doenças,
Este ciclo apresenta também algumas disciplinas da área de Humanas, envolvendo um pouco de antropologia, discussões de casos e comportamentos médicos, além de visitas a postos de saúde.
Ciclo Clínico
O ciclo clínico começa a preparar o aluno para lidar com pacientes e dura mais dois anos. Esta etapa faz um estudo aprofundado sobre as doenças, porque elas acontecem, os efeitos que provocam em nosso organismo e como tratá-las
Internato
O internato é o momento em que o aluno coloca em prática seus conhecimentos. É realizado nos dois últimos anos do curso, depois que o aluno já foi aprovado em todas as disciplinas dos ciclos básico e clínico.
Durante o internato, o aluno passa a maior parte do tempo em hospitais, fazendo plantões e escalas em todas as especialidades médicas. A rotina é bem puxada: Os internos atendem pacientes, acompanham a evolução de seu quadro clínico, auxiliam cirurgiões, realizam partos e plantões em pronto-socorro.
Após a conclusão do período de internato, o aluno se forma em Medicina e ganha o título de médico generalista.
Comentários