top of page

PRÓXIMA CENTAURI B _ PARTE 2 _ 8 DE FEVEREIRO

Próxima b foi descoberto em 24 de Agosto de 2016,usando o método de velocidade radial (velocidade em que um objeto se aproxima ou se afasta de um observador,enquanto que a velocidade angular é esse afastamento,medido em graus,por um terceiro observador,no caso,transversalmente posicionado),onde os movimentos periódicos da raia espectral de Doppler da estrela hospedeira indicaram um objeto em órbita. Essas medições foram feitas usando dois espectrógrafos, o HARPS no Observatório La Silla e o UVES sobre o Very Large Telescope de 8 metros. A primeira indicação de um planeta foi encontrada em 2013. A velocidade radial de pico da estrela hospedeira combinada com o período orbital permitiram que a massa mínima do exoplaneta a ser calculada, sendo esta pelo menos 30% superior que a da Terra. Proxima Centauri b está se aproximando e se afastando da Terra a cerca de 5 km/h (arredondando) 3 mph (3 milhas por hora).

Devido a grande proximidade de sua estrela e ao fenômeno de acoplamento de maré, é provável que este planeta possua sempre a mesma face voltada para a estrela. Estima-se que o mesmo sofra de uma incidência maior de raios x e radiação ultravioleta quando comparado a Terra. Estes fenômenos dificultam mas não necessariamente impossibilitam o desenvolvimento de possíveis formas de vida neste corpo celeste.

Proxima b é o exoplaneta com maior Índice de Similaridade com a Terra já descoberto orbitando a zona habitável conservativa (Earth Similarity Index ou ESI: 0.87) .

Características

Propriedades planetárias

A inclinação aparente da órbita de Proxima b ainda não foi medida. A massa minima de Proxima b é de 1.27 M (Massas terrestres), que poderia ser sua real massa se sua órbita fosse observada de frente, produzido o desvio Doppler máximo. Assim que sua inclinação orbital for descoberta, sua massa será calculável. Com órbitas mais inclinadas, são implicadas massas maiores, com 90% das orientações possíveis sendo menores que 3 M. Se o planeta tem uma composição rochosa e uma densidade igual a da Terra, então seu raio deve ser de no mínimo 1.1 R (Raios terrestres). Seu raio pode ser maior se tiver uma menor densidade, ou uma massa maior do que a da Terra. O planeta tem uma temperatura de equilíbrio de -39 C° (234 K ou -38 F°). Isso o põe na zona habitável da sua estrela.

Estrela Aparente

Proxima b orbita uma anã vermelha (Tipo-M) chamada Proxima Centauri. A estrela tem a massa de 0.12 M (Massas solares) e um raio de 0.14 R (Raios solares). Tem uma temperatura superficial de 3024 K e tem 4.85 bilhões de anos de idade. Proxima Centauri faz o movimento de rotação a cada 83 dias terrestres, e tem uma luminosidade de aproximadamente 0.0015 L (Luminosidade Sola A estrela é bem rica em metais, considerado anormal em estrelas de pouca massa como Próxima. A quantidade de metais [Fe/H] encontrada nela é de 0.21, ou 1.62 vezes a quantidade encontrada na atmosfera solar.

Órbita

Proxima Centauri b orbita sua estrela a cada 11,186 dias terrestres, em um eixo-maior de aproximadamente 0.05 UA (7.000.000/sete milhões de km), o que significa que a distância entre o planeta e a estrela é de aproximadamente um-vinte avos da distância entre a Terra e o Sol. De maneira comparativa, Mércurio, o planeta mais próximo do Sol, tem um eixo-maior de 0.39 UA. Proxima b recebe 65% do fluxo solar que a Terra recebe, contudo, devido a sua órbita e tipo de estrela, ele recebe 400 vezes mais fluxo de raios-x que a Terra recebe.

Se estivéssemos em Próxima b,em um sonho,não perceberíamos a passagem de tempo tão rápido quanto a informação acima,nos dando a ideia de comemorar ano novo a cada 11 dias aqui na Terra.

Sabemos que quanto maior a velocidade do corpo,mais devagar o tempo passa. Sendo assim,teríamos a sensação de que o dia duraria 24 horas e 1/3 (um terço) do dia seguinte aqui: 32 horas,em vez de 1 dia em 1 hora terrestre!

De acordo com a teoria da Relatividade, o universo é formado por uma malha de 4 dimensões chamada "espaço- tempo". Diversos acontecimentos do nosso dia a dia, mostram como o espaço e o tempo funcionam juntos. Imagina por exemplo,uma mulher que combina um encontro com o seu marido dentro de um shopping. O problema,é que ela sabe apenas onde ele vai estar, e não quando ele chega. Tudo o que ela podia fazer então,é ficar parada,torcendo para ele aparecer! Por outro lado,se ela soubesse apenas o horário de chegada do seu marido,mesmo assim,ela não seria capaz de encontrá-lo,pois ainda precisa da localização dele.

Na nossa realidade,o tempo e o espaço caminham juntos. Para entender como a gravidade se relaciona com isso,precisamos falar de massa, que a ciência prova para nós,que tamanho não é documento.

Se você jogar uma bola de gude,e uma bola de isopor em um tanque de água,e observar o que acontece. O resultado não seria surpreendente: A bola de gude (que parece ser mais pesado),afundaria e a de isopor flutuaria. Mas se colocarmos na balança,ambas têm exatamente o mesmo peso: 35 gramas. Então,quem está errado somos nós,que estamos pensando em massa. Ter a mesma massa,não significa ter a mesma densidade,que é o que importa para nós. A bola de isopor não flutuaria,porque é mais leve, mas porque a sua densidade é menor que a da água. E a de gude,é bem maior. E isso vale para tudo o que existe. Para entender melhor como funciona,assista ao episódio "Aprendendo a viajar no tempo",do programa "Mundo Mistério",que mostra um tecido virtual, em que um objeto grande destorce bem pouco esse tecido, enquanto o outro menor,com mais densidade, destorce o espaço-tempo de forma mais intensa em suas proximidades, mesmo os dois tendo a mesma massa: 1 quilo.

Em Próxima b,na minha história,eles estão 340 séculos à nossa frente e,portanto,quando os astronautas chegarem lá,estarão fazendo uma viagem no tempo,para o futuro!

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)!

©2020 por HISTÓRIAS FICTÍCIAS. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page