top of page

PRÓXIMA CENTAURI B PARTE 1 E 2 __ 8 DE FEVEREIRO

Próxima Centauri b (também conhecido como Próxima b) é um exoplaneta que está orbitando dentro da zona habitável da estrela anã vermelha Proxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol. Ele está localizado a cerca de 4,2 anos- luz (1,3 parsecs, ou cerca de 40 trilhões de km) de distância da Terra,na constelação de Centaurus. Seu período orbital é de aproximadamente 11 dias terrestres. É o exoplaneta conhecido mais próximo do Sistema Solar, bem como o exoplaneta potencialmente habitável conhecido mais próximo (motivo pelo qual o escolhi para minha história fictícia AMIGO ALIENÍGENA).

O parsec é uma unidade de distância usada em trabalhos científicos de astronomia para representar distâncias estelares. Equivale à distância de um objeto cuja paralaxe anual média vale um segundo de arco. Devido à definição da paralaxe anual, o parsec também pode ser entendido como a distância à qual se deveria situar um observador para ver uma unidade astronômica (UA)__ equivalente à distância da Terra ao Sol __ sob o ângulo de um segundo de arco.

A paralaxe é a diferença na posição aparente de um objeto em relação a um plano de fundo,tal como visto por observadores em locais distintos ou por um observador em movimento. Em astronomia, a paralaxe estelar é utilizada para medir a distância das estrelas utilizando o movimento da Terra em sua órbita. É o ângulo formado pelas semirretas que partem do centro de um astro e vão ter, uma ao centro da Terra,outra ao ponto onde se acha o observador.

A paralaxe anual é definida com a diferença de posição de uma estrela com vista da Terra e do Sol. Como não podemos ver a estrela do Sol, a observação é feita entre dois pontos opostos da órbita da Terra e o resultado dividido por 2. O parsec é a distância para a qual a paralaxe anual é de um segundo de arco ou arcseg. Um parsec é igual a 3,26 anos- luz.

A distância de um objeto em parsecs pode ser calculada do inverso de sua paralaxe. Por exemplo, a estrela mais próxima, Alfa Centauri, tem uma paralaxe de 0,750º. Portanto,ela está a uma distância de 1/0,750=1,33 parsecs ou aproximadamente 4,3 anos- luz.

Nossa tecnologia é insuficiente para chegar à Próxima b: A sonda mais rápida, Voyager 1,que fotografou a Terra como um "pálido ponto azul",quase imperceptível na imensidão do universo,em 14/02/1990,sobre a terceira faixa de luz,a uma distância de seis bilhões de quilômetros (40,5 UA),depois de 40 anos, está agora a 136,7 UA da Terra,ou míseras 19 horas- luz. A velocidade é de 3,6 UA por ano,ou, em unidades do dia a dia,cerca de 61.200 km/h. Rápido,mas nem perto de suficiente. Se estivesse avançando na direção de Próxima Centauri (não está),chegaria na atual posição da estrela em 75 mil anos!

Mas os pesquisadores calcularam o potencial de uma nave,com respeitáveis 100 metros de diâmetro,pesando 400 mil toneladas (carregada) e equipada com 300 mil bombas atômicas,poderia atingir 10% da velocidade da luz (ou 0,1 c, para is aficionados por terminologia interestelar). Isso bastaria para percorrer os 40 trilhões de quilômetros que nos separam de Próxima Centauri b!

Outro projeto,desenvolvida pelo físico Philip Lubin,da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara,é construir uma rede de canhões laser em solo,capazes de disparar um feixe bem concentrado em direção ao espaço. Esse conjunto funcionaria como um "supersol"concentrado,capaz de acelerar rapidamente um veleiro superleve até cerca de 0,2 c, ou 20% da velocidade da luz. Toda a eletrônica embarcada iria num único chip,deixando todo o espaço possível para as velas. Uma vez lançada a sonda, ela poderia alcançar Próxima Centauri em pouco mais de 20 anos.

Um detalhe desconfortável é,que,usando os lasers para acelerar, os cientistas não têm muita ideia ainda de como poderiam frear a nave, uma vez que ela chagasse ao seu destino. Não é bem um motivo para desistir. Todas as missões espaciais para alvos interplanetários começaram apenas como sobrevoos rápidos. Foi assim com a New Horizons e a primeira visita a Plutão,lançada em 2006:Chegou a seu destino em 9,5 anos depois. Na velocidade de 0,1 c, os astronautas chegariam à Próxima b,em aproximadamente 43 anos (mais 43 anos para volta para a Terra), e a 0,2 c: 40 anos,ida e volta.

Partículas de luz solar batem na vela do veleiro e empurram suavemente a espaçonave. Para acelerá-la a 20% da velocidade da luz,precisaríamos de um canhão laser descomunal como propulsor. A boa notícia: O projeto já ganhou US$ 100 milhões de Dólares para sair do papel.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)!

©2020 por HISTÓRIAS FICTÍCIAS. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page